Você está aqui: Página Inicial > Notícias > As expansões de povos pré-históricos na Ásia e na África serão analisadas em curso do MPEG

O método utilizado durante a formação é o da pré-história integrada
publicado: 09/04/2015 14h30, última modificação: 20/02/2018 10h40

Agência Museu Goeldi – Entender a complexidade das expansões de populações pré-históricas através de um método científico específico é o objetivo do curso "Juntando arqueologia e linguística na construção de narrativas da pré-história; experiência da África e Sudeste da Ásia", que acontece nesta sexta-feira, 10 de abril, às 14h na sala de reuniões da Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Emílio Goeldi. A formação é voltada a pesquisadores do MPEG.

O curso será ministrado pelo arqueólogo Dr. Roger Blench, bolsista PCI-Curta duração no CCH/MPEG, também diretor de pesquisa na Kay Williamson Educational Foundation, professor visitante da University of New England, em Armidale (AUS), e membro do McDonald Institute for Archaeological Research, em Cambridge (ENG).

Método – A expansão Nilo-Saariana e os primeiros movimentos dos povos Bantu para dentro da floresta equatorial, na África, e a história pretérita dos falantes das línguas Sino-Tibetanas, no sudeste da Ásia, serão analisadas a partir do conceito da pré-história integrada. O método interdisciplinar reúne campos como a arqueologia, linguística, ciências biológicas além dos métodos paleoambientais para reconstruir o passado por meio da associação de dados linguísticos, biogeográficos e arqueológicos.

Para mais informações entrar em contato pelo e-mail annaribeiro@museu-goeldi.br.

Texto: Mayara Maciel