Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Antropologia e Literatura: construção do social

Antropologia e Literatura: construção do social

Seminário propõe reflexões sobre diálogos entre Antropologia e Literatura no decorrer da história
publicado: 16/05/2013 16h45, última modificação: 13/08/2017 11h46

Agência Museu Goeldi – No dia 21 de maio, às 14h, acontece no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Seminário “Travessias entre Antropologia e Literatura: beiradiando experiências”. Segundo a antropóloga Dra. Lourdes Gonçalves Furtado e o bolsista do Projeto Renas Genisson Paes Chaves, organizadores do evento, “a literatura que constrói uma visão sobre a realidade, representa para a Antropologia muito mais do que simples inspiração, mas uma grande fonte de conhecimento e de onde esta ciência podia (e pode) basear suas ideias e trilhar novos caminhos, o que demonstra uma relação milenar entre estas duas áreas do conhecimento”.

E é essa relação íntima que será abordada em “Travessias entre Antropologia e Literatura: beiradiando experiências”. Como palestrantes foram convidados a professora Dra. Carmem Izabel Rodrigues (FCS/PPGCS/UFPA) e o Dr. Nelson Sanjad (MPEG). As experiências dos palestrantes contarão sobre a relação entre Antropologia e Literatura no decorrer da história e sobre como caminha na atualidade a literatura para o entendimento da sociedade.

“O antropólogo, que realiza uma experiência nascida do encontro do outro, atuando como uma metamorfose de si,é, frequentemente, levado a procurar formas narrativas (romanescas, poéticas e, mais recentemente, cinematográficas) capazes de expressar e transmitir o mais exatamente possível essa experiência”, é o que diz o antropólogo e escritor francês François Laplantine, considerando imprescindível o confronto entre as duas atividades.

O escritor José de Alencar (1829-1877) retratou a vida burguesa na cidade e do mundo rural, traçando um perfil importante domodus vivendi do Brasil da época. As ciências sociais, de uma maneira geral utilizam, os escritos de cronistas – como Alencar, e de viajantes como base para a construção do entendimento da sociedade. Diante disso, muitas têm sido as contribuições destes escritores para as ciências humanas e particularmente, para a Antropologia.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa “Estudos de populações tradicionais haliêuticas (EPHal); do Projeto Recursos Naturais e Antropologia das Sociedades Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas (Renas); do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (LAMAq); da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi (Antropologia/CCH/MPEG), e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFPA).

Inscrições com vagas limitadas - Os interessados podem se inscrever no evento de forma on-line acessando o link:https://docs.google.com/forms/d/1e8PSKqPzIbcFAAUxFxv3lk4gBVavrz2KdEZ5JrTWgDs/viewform.

Haverá emissão de certificados aos participantes.

Serviço: Seminário “Travessias entre Antropologia e Literatura: beiradiando experiências”. Dia 21/5, das 14h às 16h, na Sala 01 da Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi. Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme.

Texto: Júlio Matos