Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acervos do MPEG recebem Sistema de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio

Acervos do MPEG recebem Sistema de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio

O objetivo da implantação deste sistema é proteger o patrimônio do Museu, evitando os riscos de danos às coleções
publicado: 09/09/2014 11h15, última modificação: 28/09/2017 11h19

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi conta agora com um Sistema de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio dos Acervos. A implantação do sistema visa proteger os acervos do MPEG, evitando acidentes e seus riscos para o patrimônio nacional. O equipamento é composto por sensores interligados, instalados nos prédios do MPEG, que detectam fumaça e calor. Em caso de princípio de incêndio, os sensores acionam quadros localizados em cada prédio, os quais enviam a informação para a central geral, que fica na portaria do Campus de Pesquisa.

O sistema foi instalado prioritariamente em todos os espaços que guardam coleções. Nas localizações em que os acervos podem receber água, também foram implantadas sprinkers, dispositivos que liberam água quando detectam uma determinada elevação de temperatura no ambiente. Além disto, algumas copas e banheiros situados próximos aos locais de coleções também foram equipados com sensores.

O projeto de aquisição e implantação do sistema foi financiado com verbas do governo federal, repassadas pelo programa de financiamento da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Museu recebeu a verba por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP, agência que serviu de mediadora entre o Museu e a FINEP, oferecendo apoio especializado na execução administrativa do projeto.

Para garantir que o uso deste sistema seja acertado, a equipe de segurança e os responsáveis em cada prédio do MPEG receberão treinamentos oferecidos pela empresa que instalou o equipamento, para garantir que a equipe esteja preparada para proceder em caso de disparo do alarme.

Texto: Brunella Velloso