Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A Festa da Árvore no Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

A Festa da Árvore no Goeldi

A Programação inclui palestras e atividades lúdicas no Parque Zoobotânico do Museu. Neste ano o bacurizeiro é a espécie homenageada
publicado: 18/03/2015 17h00, última modificação: 19/02/2018 16h59

Agência Museu Goeldi - O Dia da Árvore é um momento importante para as pessoas e organizações envolvidas na luta pela conservação da natureza. E todo ano o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) aproveita a ocasião e divulga temas diversos relacionados às árvores amazônicas. Em 2015, a programação inicia nessa quinta-feira (19) e prossegue até o dia 9 de abril, com diversas atividades como palestras, ações educativas e um dia festivo no Parque Zoobotânico da instituição.

“Estamos fazendo essa festa para referendar as árvores, mas principalmente para mostrar o acervo do parque e diminuir a distância que se colocou entre o homem e natureza”, afirma Vera Bastos, engenheira florestal do MPEG e uma das organizadoras do evento.

Duas palestras darão início a “Festa Anual da Árvore - 2015”. A primeira será o “Açaí nosso de cada dia”, assunto abordado pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP), Geraldo Tavares, um especialista na fruta mais popular entre os paraenses. Ele falará sobre a conservação e o acompanhamento das atividades relacionadas ao açaí, apresentando dados sobre questões atuais como a adição de conservantes no preparo do fruto, por exemplo. 

Urano de Carvalho, engenheiro ,agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Amazônia Oriental), seguirá debatendo com os participantes o tema “Frutas da Amazônia: desafios da pesquisa”. As palestras pretendem alcançar um público específico, no qual estão incluídos alunos de nível médio, universitários de biologia e engenharia florestal e demais interessados nos temas.

Domingo no Parque - Os visitantes do Parque Zoobotânico no próximo domingo, dia 22/03, estão convidados para participar de um dia festivo com os educadores do Museu Goeldi no espaço do Bambuzal. A equipe do Serviço de Educação (SEC) quer chamar a atenção através de atividades lúdicas para a necessidade de preservar a floresta e de viver em sinergia com ela.

Ainda no domingo, à convite da organização do evento, o Grupo de Ação e Educação da Secretária Municipal de Saúde (Sesma) explicará ao público as “Ações de educação em saúde: dengue e leptospirose”. Um tema oportuno, pois nesta época do ano a população está às voltas com os mosquitos e outros animais vetores de doenças que as árvores costumam abrigar, especialmente nos períodos chuvosos.

A programação ainda contará com a presença da Rede Escola Cidadã, ação interinstitucional do qual o Goeldi faz parte e que promove a cultura de paz na rede de ensino estadual. A rede vai apresentar os dados sobre esse esforço por meio da Revista Pira Paz, que será apresentada na festividade.

Oficina - Encerrando a “Festa Anual da Árvore 2015”, o Museu Goeldi promoverá uma nova edição da oficina “essências da Amazônia e suas utilidades”. A atividade, que acontece no próximo dia 26 de março e no período de 02 a 04 de abril, sempre às 9h, é uma realização do projeto “Potencialização e Valorização do Saber do Idoso”, do Serviço de Educação do Goeldi.


Bacurizeiro - A árvore homenageada pelo Museu Goeldi na Festa da Árvore deste ano é o bacurizeiro (Platonia insignis Mart), espécie típica da região amazônica. Dos seus galhos vem o bacuri, que junto com o açaí e o cupuaçu é um dos frutos favoritos entre paraenses e turistas. A homenagem ao bacurizeiro é um mote para abordar a importância dos frutos regionais, e também como forma de alertar para o perigo que essa árvore, assim como a flora em geral, enfrenta com a devastação da biodiversidade regional.

Dono de características únicas e nem tão divulgadas, o bacuri é uma fruta de polpa agridoce, rica em fósforo, cálcio e potássio; de suas sementes é extraído um óleo antiinflamatório e cicatrizante usado na medicina popular e na indústria de cosméticos. Sua safra é no inicio do ano, quando é possível encontrar o fruto em supermercados, feiras e vendas de esquinas na capital paraense.

Dia da Árvore – Nacionalmente, o Dia da Árvore é festejado em 21 de setembro, dia que marca a chegada da primavera no hemisfério sul do planeta. No Norte e no Nordeste brasileiros, a data foi transferida para o final de março, estação de maior frutificação nessas regiões. No estado do Pará, é o tempo dos mais diversos frutos e cheiros, entre eles o tucumã, o açaí, o buriti e o próprio bacuri, tema das comemorações desse ano. Sendo assim, não há melhor época para falar da floresta e da fruticultura regionais.

 

Serviço:

Programação  da Festa da Árvore 2015

Local: Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Avenida Magalhães Barata, 376, Belém)

19/03/2015 (Quinta-feira) – no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira
09h - Palestra: "Açaí nosso de cada dia"
                             Engº Agrônomo: Geraldo Tavares - SEDAP

10h - Palestra: "Frutas da Amazônia: desafios da pesquisa"
                              Engº Agrônomo: Urano de Carvalho – EMBRAPA

 

22/03/2015 (Domingo) – no Bambuzal, no centro do Parque do Museu Goeldi
9h – Atividades lúdicas comemorando a Festa da Árvore

        Manifesto em prol da paz no planeta

         “Dados sobre a paz nas escolas a partir da Revista Pira Paz”

 

 

10h - Campanha"Ações de educação em saúde: dengue e leptospirose" 
                                              Drª. Orlinda da Costa Bezerra – DEVS/SESMA

26/03 e 02 a 04/04/2015 – na Sala da Coleção Didática, na Coordenação de Museologia, no Parque do Museu Goeldi

9h – Oficina “As essências da Amazônia e suas utilidades”

Filomena Secco e Izabel Cristina - MPEG