Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A arte milenar do bonsai no Museu Goeldi

A arte milenar do bonsai no Museu Goeldi

Dando continuidade às comemorações dos 123 anos do Parque Zoobotânico, quem visitar o espaço neste domingo (26) vai poder conferir uma exposição de bonsai. A atividade é uma realização do Serviço de Educação do Museu Emílio Goeldi em parceria com a União Bonsai Pará.
publicado: 24/08/2018 14h35, última modificação: 24/08/2018 15h00

Agência Museu Goeldi – Neste domingo (26), os visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi estão convidados a participar da Exposição Bonsai. A mostra busca divulgar essa técnica oriental milenar, marcada pela expressão artística da filosofia por meio da natureza. Além da exposição de exemplares de bonsai, serão feitas demonstrações das técnicas de manuseio das plantas.

“O bonsai é uma árvore em miniatura, cultivada em vasos, em pequenos recipientes e, até mesmo, em materiais inutilizados. Por exemplo, a equipe da União Bonsai Pará utiliza pedaços de madeira que são descartados. Ou seja, além da importância estética e terapêutica, têm, ainda, as propostas ecológica e educativa”, explica Lúcia Santana, chefe do Serviço de Educação do Museu

Bonsai, técnica e filosofia – Uma obra de arte produzida por meio de cuidados especializados, o bonsai é uma técnica milenar surgida no extremo Oriente, mais precisamente no Japão, que trabalha a miniaturização de árvores por meio de métodos específicos, visando manter as mesmas características de uma árvore em seu tamanho real.

Além do manuseio e dos cuidados com as plantas, a técnica também é considerada uma filosofia que envolve aspectos educativos, ecológicos e terapêuticos. “Ter um bonsai dentro de casa ou no jardim vai te inspirar em alguma coisa. Vai trazer uma paz ou paciência para cuidar da planta. Não é uma paciência comum. Cuidar de um bonsai interfere diretamente em nosso comportamento”, explica Rogério Dias, que trabalha há 15 anos com a técnica e é membro da União Bonsai Pará.

Na mostra vão ser apresentadas algumas técnicas, que serão aplicadas em cerca de 20 espécies, entre elas o jasmim-laranja (Murraya paniculata), o jasmim-anão (Ansonia latifolia) e a aceroleira (Malpighia glabra).

“Muitas pessoas não conhecem o bonsai, ou imaginam apenas aquela árvore pequena, que nasceu daquele jeito e vai ficar assim, mas, na verdade, não é isso. A exposição vai fazer o bonsai ser desmistificado e vai possibilitar ao público entender, também, que o bonsai é uma prática simples e que pode ser feita por qualquer pessoa”, afirma Rogério.

Texto: Hojo Rodrigues e Karolainy Lima.

Serviço | Exposição Bonsai no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi

Data: 26 de agosto de 2018 (domingo).

Hora: 9 às 16h.

Local: Clareira da samaúma jovem, próximo ao portão da Travessa Nove de Janeiro, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376, São Bráz, Belém).

Realização: Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi e União Bonsai Pará.