Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Vestígios arqueobotânicos do manejo florestal em sítios de Terra Preta no Baixo Tapajós”
conteúdo

Agência de Notícias

“Vestígios arqueobotânicos do manejo florestal em sítios de Terra Preta no Baixo Tapajós”

publicado: 23/08/2019 15h02, última modificação: 29/08/2019 14h14

Dia 28 de agosto | 15h

Tema: Legados sob nossos pés: vestígios arqueobotânicos da longa história do manejo florestal em sítios de Terra Preta no Baixo Tapajós, Brasil.

Palestrante: Dra. Daiana Travassos Alves (Pós-Doc. em Arqueologia – Universidade Federal do Pará).

Resumo: As terras pretas de índio (TPI) caracterizam-se como férteis solos antropogênicos que resultam das atividades cotidianas de antigos povos indígenas e são encontradas em sítios arqueológicos por toda a Amazônia. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo de paleoetnobotânica que investigou o manejo de plantas associado a formação regional de TPI no Baixo Tapajós, integrando registro terrestre e lacustre de microvestígios vegetais com inventários florísticos modernos e geoquímica do solo. Resultados de analises de fitólitos, micro carvões e pólen registram o uso de plantas domesticadas e de espécies nativas comestíveis e não comestíveis concomitantes ao aumento de carvão, na TPI e no perfil de sedimentos do lago. De modo geral, a formação do solo antropogênico apresenta paisagens sombreadas, intenso acréscimo de carvão e aumento na proporção de plantas comestíveis. Estes dados sugerem uma longa duração de prática de policultura agroflorestal no Baixo Tapajós, os quais enriqueceram a biodiversidade florística persistente na composição atual na Floresta Nacional do Tapajós. O solo de TPI, os microvestígios e a flora atual são explorados como legados dessa longa história de interação indígena com a floresta amazônica.

Local: Sala de reuniões nº 1, da Coordenação de Ciências Humanas | Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém – PA).