Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Museu, Educação e Cidadania” em debate

“Museu, Educação e Cidadania” em debate

publicado: 20/05/2013 17h15, última modificação: 13/08/2017 12h14

Agência Museu Goeldi- Integrando a programação da 11ª Semana de Museus deste ano, o Museu Paraense Emílio Goeldi promove na terça-feira, dia 21 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, o "Seminário Museu, Educação e Cidadania".

O seminário é uma das etapas da pesquisa de iniciação científica “O Museu Goeldi como agente indutor do Direito Educacional em espaços formais e não formais de ensino no bairro da Terra Firme”, desenvolvida pela bolsista PIBIC/CNPq Camila Quadros, sob orientação do Dr. Nelson Sanjad.

A abertura do seminário terá como tema “Direito à Educação em espaços não formais”, que contará com a participação de Émina Santos e Alberto Damasceno, da Universidade Federal do Pará e Helena Quadros, do Museu Goeldi. Após o intervalo, será realizada a Mesa-Redonda “Relatos de Experiências dos Museus sobre Projetos Educativos”, que contará com a participação de representantes do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Museu de Artes de Belém (MABE), Sistema Integrado de Museus (SIM – SECULT), Ecomuseu da Amazônia, Arte Pará e Ponto de Memória da Terra Firme.

Ponto de partida - A pesquisa de Camila Quadros está vinculada ao projeto “O Museu Goeldi leva educação em ciência à comunidade”, desenvolvido  há 28 anos no bairro da Terra Firme. O objetivo da pesquisa é verificar de que forma o projeto é capaz de assegurar o acesso à educação não formal. O bairro da Terra Firme é o representante da Região Norte no Programa Ponto de Memória, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O evento será dedicado a profissionais que possuem e/ou realizam trabalhos relacionados à educação em museus e estudantes da área, e contará com relatos de experiências na cidade de Belém.

Serviço: Seminário "Museu, Educação e Cidadania", dia 21 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, à Av. Perimetral, 1901. Mais informações pelo email:cquadros@museu-goeldi.br

Texto: Pauline Protásio