Você está aqui: Página Inicial > Neste fim de semana, Goeldi fecha seu Zoobotânico para manutenção

Neste fim de semana, Goeldi fecha seu Zoobotânico para manutenção

Durante este sábado (18) e domingo (19), o Parque do Museu Goeldi passa por manutenção no sistema elétrico e não abre para visitação pública. O espaço volta a funcionar normalmente na terça-feira (21).
publicado: 17/05/2019 16h40, última modificação: 20/05/2019 14h24

Agência Museu Goeldi – Neste final de semana, o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi não abrirá para visitação pública. O motivo será as obras de manutenção do sistema elétrico de uma de suas subestações, ação preventiva e protetiva essencial para a segurança e garantia do bem-estar dos visitantes que recebe e de plantas, animais e prédios históricos que o local abriga. A manutenção será uma continuidade das ações desenvolvidas no final de semana anterior, quando o Parque também precisou ser fechado após interrupção de energia.

Atualmente, o Parque Zoobotânico possui cinco subestações elétricas: quatro abrigadas e uma ao tempo (externa). Com as fortes chuvas, o telhado que protege uma das subestações, teve a sua estrutura comprometida, o que ocasionou a falta de energia. Outro fator que contribuiu para a interrupção de energia foi a defasagem dos equipamentos, considerados obsoletos. A modernização do sistema elétrico do Parque está prevista para ainda este ano, com recursos que serão obtidos pela instituição.

De acordo com Pedro Oliva, chefe do Serviço do Parque, a ideia é que com o serviço de manutenção preventiva e corretiva a salvaguarda dos animais seja garantida, sobretudo a dos peixes do Aquário Jacques Huber, que dependem da eletricidade para a filtragem e oxigenação de suas águas. A falta de energia também interfere no armazenamento dos alimentos dos animais, uma vez que tanto as proteínas, quanto os hortifrútis precisam de refrigeração.

O Parque volta a funcionar normalmente na terça-feira (21), das 9h às 17h. O espaço está localizado na Avenida Magalhães Barata, nº 376, bairro de São Brás, em Belém (PA). O valor do ingresso é R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,50 (meia-entrada) para estudantes mediante a apresentação da carteira de identificação estudantil e jovens de baixa renda com apresentação da Identidade Jovem, acompanhada de documento de identificação com foto. Crianças com até 12 anos incompletos, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência têm direito à gratuidade.