Você está aqui: Página Inicial > Colóquio estimula conhecimento interdisciplinar sobre Amazônia

Colóquio estimula conhecimento interdisciplinar sobre Amazônia

publicado: 27/03/2019 18h00, última modificação: 27/03/2019 18h09

Agência Museu Goeldi - Fortalecer o intercâmbio de experiências na produção de conhecimento científico sobre a região mais biodiversa do planeta e de notória riqueza sociocultural é o desafio proposto pelo colóquio “A Amazônia sob o olhar interdisciplinar de pós-graduandos”, que se realiza nesta quinta-feira (28), na Ilha do Combu. A iniciativa, coordenada pela ecóloga, pesquisadora e ex-diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Célia Vieira, vai reunir discentes dos cursos de pós-graduação em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/Embrapa) e de Ciências Biológicas – Botânica Tropical (MPEG/UFRA).

Em atividade dedicada aos pesquisadores, serão discutidas questões como gestão ambiental e territorial, sustentabilidade, resiliência, dinâmica da paisagem e restauração florestal, fruto de duas investigações de mestrado e sete de doutorado, nas linhas de pesquisa “Ecossistemas amazônicos e dinâmicas socioambientais” e “Ecologia vegetal, manejo e conservação”.

Ima Vieira explica que os “temas são relevantes para a constituição de um corpo teórico-metodológico edificado pelo diálogo entre diferentes campos do conhecimento, incentivando as pesquisas acadêmicas de caráter interdisciplinar, além de promover um olhar crítico sobre a Amazônia em suas múltiplas dimensões”.

Confira a seguir os temas dos trabalhos que serão apresentados no evento.

Mestrandos:

• “Expansão do eucalipto no Sudeste do Pará: uma análise sob a perspectiva da gestão ambiental” | Crislayne Azevedo Almeida.
  • “O impacto da expansão da monocultura de dendê na estrutura da paisagem no município de Tomé-Açu, Pará” | Karen Cibelle Lameira Da Silva.

Doutorandos:

• “Desenvolvimento sustentável sob a perspectiva da sustentabilidade urbana: uma análise para a Região Metropolitana de Santarém, Pará” | Amanda Estefânia de Melo Ferreira.
  • “Recuperação de áreas degradadas por incêndios florestais na reserva extrativista Tapajós-Arapiuns, Estado do Pará” | Cássio Alves Pereira.
  • “Diferentes percepções da sustentabilidade: os desafios de se estabelecer uma comunidade com bases sustentáveis” | Fabiana Da Silva Pereira.
  • “Resiliência e sustentabilidade socioambiental de um projeto de assentamento agroextrativista no estuário amazônico” | Gerciene De Jesus Miranda Lobato.
  • “A política nacional de gestão ambiental e territorial de Terras Indígenas: um novo paradigma da relação do estado com os povos pndígenas? Um estudo de caso em duas Terras Indígenas na Calha Norte paraense” | Iori Leonel Arnoldo Hussak Vanvelthem Linke.
  • “Desmatamento, políticas públicas e resiliência de assentamentos no Estado do Pará” | Laís Victória Ferreira de Sousa.
  • “Padrões de antropização e usos da terra e o planejamento da restauração florestal no estado do Pará” | Tatiane Camila Martins Silva.