Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Museu Goeldi dá adeus à historiadora Doralice Romeiro

Ela chefiava atualmente o centenário Arquivo da instituição, coleção que ajudou no resgate e na salvaguarda desde a década de 80. Contribuiu também na organização das áreas de Informação e Documentação e de todo o campo de Difusão Científica da instituição.

publicado 25/01/2021 10h40 Notícia

DNA de passarinhos aprofunda conhecimento sobre Amazônia

O novo estudo revela informações sobre o passado de duas aves e das áreas habitadas por elas há milhares de anos na Amazônia. Os detalhes são apresentados em entrevista realizada com o pesquisador Leonardo Miranda, do Programa de Capacitação Institucional do Museu Goeldi

publicado 21/01/2021 09h37 Notícia

Mosaico Gurupi aciona Conselho para tratar da lei de zoneamento

Segundo a organização, que representa 14 entidades governamentais, não-governamentais e indígenas, a lei que instituiu o Zoneamento Ecológico-Econômico na Amazônia maranhense foi aprovada em maio deste ano, durante a pandemia de Covid-19, sem discussão sobre o conteúdo do projeto final com a sociedade.

publicado 22/12/2020 13h34 Notícia

PPGDS abre chamada para bolsista de Pós-Doutorado

O(a) bolsista selecionado(a) deverá atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural, do Museu Goeldi, com o tema “Populações afrodescendentes: contextos rurais e urbanos”.

publicado 18/12/2020 10h05 Notícia

Mestrado em Botânica Tropical está com inscrições abertas

O curso é oferecido pelo Museu Goeldi e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O prazo é até dia 20 de janeiro de 2021, mas, quem quiser solicitar isenção da taxa de pagamento das inscrições, o limite é até este domingo (20).

publicado 17/12/2020 19h09 Notícia

PELD aporta recursos no Estudo da Seca da Floresta

Desenvolvido na Amazônia brasileira há cerca de 20 anos, o projeto é reconhecido por medir as mudanças na floresta tropical sob condições climáticas experimentais adversas. Participam da iniciativa 19 pesquisadores do Museu Goeldi, da UFPA e de outras organizações nacionais e internacionais.

publicado 16/12/2020 10h26 Notícia

Pesquisadores ligados ao Museu Goeldi recebem prêmio nacional

Helena Pinto Lima, pesquisadora titular da instituição, e Jair Boro Munduruku, mestrando do Programa de Pós-graduação em Diversidade Sócio-cultural, foram contemplados pelo Prêmio Luiz de Castro Faria, concedido pelo Iphan.

publicado 14/12/2020 12h20 Notícia

Rede Autônoma Brasileira de Antropologia realiza primeira reunião anual

Com ampla e diversificada programação prevista até o dia 30 deste mês, a Reunião incluirá a troca de experiências sobre atividade pesqueira e um debate sobre populações tradicionais brasileiras, realizados por pesquisadores de antropologia da pesca do Museu Goeldi

publicado 05/11/2020 09h19 Notícia

Museu Goeldi recebe o ministro Marco Pontes nesta terça

A visita foi realizada no dia em que o MPEG completa 154 anos, como parte do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações. A agenda encerrará no final da tarde, com uma entrevista do ministro com a diretora Ana Albernaz.

publicado 06/10/2020 16h33 Notícia

Museu Goeldi celebra 154 anos e participa do Mês Nacional de C&T com três meses de Portas Abertas

A programação variada inicia nesta terça-feira (6), data de aniversário da instituição, com 7 horas na web no evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Em 2020, a agenda de atividades do Portas Abertas do Museu Goeldi será toda virtual e se estenderá até o mês de dezembro apresentando uma grande diversidade de temas e ações.

publicado 05/10/2020 12h39 Notícia

Ações de enfrentamento à Covid-19 nas comunidades indígenas do Pará e Amapá

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, mais de 30.000 casos de Covid-19 foram confirmados nas comunidades indígenas em todo o país desde o início da pandemia. O número de vítimas pela doença chegou, no mês de setembro, a 786. Nas terras indígenas do Oiapoque são 421 casos de pessoas infectadas e nas TIs Parque do Tumucumaque e Rio Paru d´Este são 970 casos, sem contar com os casos suspeitos, segundo confirma o Iepé, parceiro do Museu Goeldi.

publicado 10/09/2020 16h34 Notícia

Novos estudos apontam alta diversidade de esquilos na América do Sul

Iniciadas em 2015, as pesquisas são lideradas por uma dupla de pesquisadores brasileiros, que ampliam o conhecimento sobre a diversidade de esquilos existentes na América do Sul. Até agora, são 6 espécies novas para o continente, sendo 3 apenas no Brasil. Duas ocorrem no Leste do Pará, onde fica Belém, a capital do estado.

publicado 08/09/2020 13h41 Notícia

Pesquisadores abordam distintas possibilidades da biologia

Nesta quinta-feira (03), Dia do Biólogo, o Museu Goeldi reúne estudiosos da vida para um encontro virtual. Os internautas conhecerão trajetórias e aprendizados de biólogos que estudam a fauna, flora, paleontologia, etnobiologia e a musealização de acervos biológicos e ambientes naturais na Amazônia. A transmissão começa às 14h30, pelo canal oficial da instituição no YouTube.

publicado 01/09/2020 17h48 Notícia